Antes de contratar um Plano de Saúde Individual, é preciso saber que existem algumas modalidades de Planos de Saúde, veja qual delas é a mais indicada para você.
As modalidades de Planos de Saúde mais comuns são: Ambulatorial: Não dá direto a internações hospitalares. Hospitalar: não oferece rede credenciada de médicos especialistas e de laboratórios. Ambulatorial e Hospitalar com Obstetrícia: Além rede credenciada de especialistas, clínicas e laboratórios, oferece internações hospitalares e parto.
O valor do Plano de Saúde Individual é definido por faixa etária, tipo de plano escolhido e padrão de acomodação (enfermaria ou apartamento), além da possibilidade de poder agregar coparticipação, o que ajuda a reduzir o valor da mensalidade. Eu indico planos com coparticipação, às pessoas que fazem uso moderado do plano de saúde, do contrário, a coparticipação encarecerá o plano de saúde, por isso, neste caso não é indicada.
Quanto aos padrões de acomodação dos planos de saúde: Enfermaria: São quartos com no máximo três leitos, ou, Apartamento: Quarto com um leito e banheiro privativo.
Carências, são previstas na maioria dos planos de saúde e odontológico. Os planos individuais e familiares, tem carência. Os planos coletivos e empresariais com até 29 vidas, também possuem carência. Planos coletivos a partir de 30 vidas, estão isentos de carências, desde que, observados os critérios contratuais de inclusão. Planos de saúde, assim como seguro, existem para cobrir eventos futuros, incertos, que não dependam, ou que sejam de conhecimento prévio das partes.
Se no ato da contratação do novo plano de saúde, você tiver se desligado do último plano a no máximo 60 dias, solicite a sua operadora de plano de saúde, a Declaração de Permanência, entregue ao seu corretor, para que ele possa pleitear a redução das carências no seu novo plano de saúde.
Em alguns casos, é possível solicitar a migração para um novo plano de saúde, com portabilidade de carências já cumprida em plano anterior. Veja como.
A área de abrangência geográfica do Plano de Saúde, pode ser: Regional: O atendimento médico é prestado na área delimitada em contrato, ou, Nacional: Oferecem cobertura nas capitais e principais cidades do país. Nos dois casos, os contratantes tem assegurada por lei, cobertura para as necessidades de urgência e emergência em todo território nacional, mesmo quando o plano de saúde contratado for de abrangência regional. Para obter indicação de local de atendimento de urgência e emergência, quando estiver fora da área geográfica de abrangência do plano, basta ligar na central de atendimento da operadora contratada, para obter indicação de um local para ser atendido(a).
Para a maioria das pessoas, eu recomendo começar a busca do seu próximo plano de saúde, a partir de uma pesquisa de Hospitais, Prontos-socorros e Laboratórios que fiquem próximos a sua residência, seu trabalho e demais locais que você visite com frequência a lazer ou férias. Envie esta relação para seu corretor, e peça para ele filtrar, qual operadora oferece todos estes recursos, ou a maioria deles, pelo menor preço. Considere comparar os valores de reembolso de cada plano, se você faz uso frequente de especialistas que não são credenciados das operadoras de planos de saúde.
Essas são dicas básicas, mas que ajudam na hora de escolher um bom plano de saúde e odontológico, na prática, a maioria das pessoas se concentra no preço, como fazemos por exemplo, quando vamos contratar um seguro de automóvel, mas ninguém nega que, cuidados com a saúde merecem maior atenção.